COMO GERAR CHAVE PRI – CONECTIVIDADE SOCIAL CAIXA

O que é Conectividade Social?

O que é Chave PRI?

Como gerar uma Chave PRI?

A Conectividade Social é um canal digital obrigatório para o envio de informações dos trabalhadores de empresas ao FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e à Previdência Social.

Atualmente existem dois tipos de Conectividade Social. A primeira é destinada aos empregadores enquadrados como Micro Empreendedores Individuais (MEI) e empresas optantes pelo Simples Nacional com até 10 empregados contratados. A segunda, denominada Conectividade Social – ICP, é destinada às demais empresas.

Para utilizar ambos os tipos de Conectividades Sociais é necessário que a empresa possua um Certificado Digital. Na Conectividade Social – ICP é necessário um E-Cnpj. Já para acessar a Conectividade Social destinada às empresas de menor porte, é possível utilizar um Certificado Digital gerado gratuitamente pela Caixa Econômica Federal, popularmente chamado de Chave PRI.

O objetivo deste artigo é ensinar como se gera a tão famosa e querida Chave PRI.

Confira, então, o passo-a-passo para a geração da Chave PRI que o Blog Contabilidade Fácil preparou para você.

1) Baixe e instale o programa gerador de Certificado Digital da Caixa acessando o site da Caixa Econômica Federal..

2) Abra o programa “Cliente de Certificação Multiempresa” e, no menu esquerdo, clique no link “Nova Entidade”.

3) Na próxima tela, preencha os dados de Identificação, Endereço e Responsáveis pela empresa e clique em “OK”. Importante ressaltar que na aba “Responsáveis” devem ser cadastrados os Responsáveis Legais da empresa.

4) Uma vez efetuados os cadastros acima, basta criar o novo certificado. Para isso, clique no link “Novo” no menu esquerdo do aplicativo.

5) Na próxima tela, siga a instruções à esquerda e crie uma senha para a sua Chave PRI. Importante ressaltar que a senha NÃO PODE possuir caracteres especiais (@,%,$, etc.). Após a criação da senha, clique em “OK”.

6) Pronto, o seu pré-certificado foi gerado. Agora basta salvar o arquivo em um PenDrive e levar a uma agência da Caixa Econômica Federal. Para isso, clique no link “Enviar” no menu à esquerda.

7) Para salvar o seu pré-certificado no PenDrive é necessário que ele esteja, obrigatoriamente, mapeado para a “Unidade A” do seu computador. Para fazer esse mapeamento, siga os passos a seguir.

7.1) Acesse “Windows Explorer => Este Computador => Gerenciar”.

7.2) Na próxima tela, acesse o menu “Gerenciamento de Disco”, selecione o seu PenDrive, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Alterar Letra da Unidade e Caminho”.

7.3) Clique em “Alterar” e, na opção “Atribuir a seguinte letra da unidade”, selecione a letra “A”. Posteriormente, clique em “OK”. Após esse passo o aplicativo “Cliente de Certificação Multiempresa” será capaz de identificar o drive correto para salvar a sua Chave PRI.

Outra observação importante é que o seu PenDrive tem que estar totalmente vazio. Geralmente, mesmo apagando todos os dados do PenDrive, um arquivo chamado “System Volume Information” permanence salvo, porém, oculto, sendo necessário deletá-lo também. Para isso, abra o Prompt do MS DOS em seu computador e execute os seguintes comandos:

A: <enter>

cd \ <enter>

attrib <espaço> –s <espaço> –h <espaço> -r “System Volume Information” <enter>

cd <espaço> “System Volume Information ” <enter>

del <espaço> *.*<enter>

Tem Certeza (S/N)? S <enter>

cd \<enter>

rd <espaço> “System Volume Information” <enter>

exit <enter>

8) Voltando ao item 6, acima, clique no link “Enviar” no menu à esquerda, digite a senha que você cadastrou e, na próxima caixa de diálogo, com o PenDrive conectado e mapeado para a unidade A, clique em “OK”.

9) Abrirá uma nova caixa de diálogo. Leia as informações e clique em “OK”.

10) Na próxima tela, clique em “Eu concordo com os termos do convênio de prestação de serviços”, imprima o Convênio de Prestação de Serviços Conectividade e Certificação Eletrônica Caixa x Empresa e o Termo de Adesão em 02 (duas) vias. Após, clique em “Finalizar”.

11) Seguidos os passos acima, leve pessoalmente à uma agência da Caixa Econômica Federal:

11.1) Pen-drive contendo a pré-certificação (Chave PRI) salva;

11.2) CNPJ da empresa atualizado;

11.3) Contrato Social devidamente registrado na Junta Comercial e, havendo, suas respectivas alterações. Se Microempreendedor Individual (MEI), leve o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, que pode ser obtido no Portal do Empreendedor;

11.4) Comprovação da inscrição da empresa no SIMPLES NACIONAL. Tal documento é a Consulta de Optantes, que pode ser obtida no site do Simples Nacional;

11.5) Declaração para Fins de Certificação Digital – Padrão Proprietário CAIXA – Termo de Responsabilidade. Tal declaração deverá ser obtida, preenchida e assinada na própria agência da Caixa Econômica Federal. Caso o atendente não saiba qual é essa declaração, diga a ele que o seu código interno é 31.658;

11.6) Cópia e original do Documento de Identidade e CPF dos representantes legais da empresa;

11.6) Duas cópias do Convênio de Prestação de Serviços Conectividade e Certificação Eletrônica Caixa x Empresa e do Termo de Adesão às Cláusulas do Convênio de Prestação de Serviços Conectividade Social e Certificação Eletrônica (Caixa x Empresa).

Importante ressaltar que não são todas as agências da Caixa Econômica Federal que geram a Chave PRI. Geralmente ela é gerada apenas em agências maiores e mais antigas. Caso tenha algum problema ou negativa de geração da sua Chave PRI, sugiro conversar diretamente com o Gerente da agência e, caso não resolva, entre em contato com a Ouvidoria da Caixa Econômica Federal.

12) Após a Caixa Econômica Federal te devolver o PenDrive com a pré-certificação validada, é hora de gerar a sua Chave PRI definitiva. Para isso, acesse novamente o aplicativo “Cliente de Certificação Multiempresa”, insira o seu PenDrive mapeado para a Unidade A e, no menu à esquerda, acesse o link “Receber” e selecione o certificado gerado no PenDrive.

13) Insira a pré-senha cadastrada no passo 5 e clique em “OK”. Após, aparecerá uma mensagem de que o seu certificado foi incorporado, bastando clicar em “OK” novamente.

14) O próximo passo é formatar novamente o seu PenDrive para que o novo certificado definitivo seja salvo. Lembre-se dos processos descritos no item 7.3. Após formata-lo, selecione o certificado definitivo gerado, clique em “Criar Disquete”, no menu à esquerda, salve a sua Chave PRI, digite a senha antiga e uma nova senha, lembrando que ela não pode ter caracteres especiais, e clique em “OK”.

Pronto! A sua Chave PRI estará gerada e disponível para uso. Não se esqueça de salvar back-up’s dela para que você não corra o risco de perdê-la.

Confira também o artigo COMO ENVIAR GFIP COM CHAVE PRI.

Espero que este artigo lhe tenha sido útil.

Não deixe de nos enviar suas dúvidas, ou de fazer comentários, pois ambos são importantes para que possamos discutir pontos de vista e desenvolver novas ideias.

Acompanhe o Blog Contabilidade Fácil também nas redes sociais.

   

Abraços e até breve!

 

 

 

 

 

122 comentários em “COMO GERAR CHAVE PRI – CONECTIVIDADE SOCIAL CAIXA

  1. Boa tarde!

    Gostaria de saber como faço a liberação da chave pra saque de FGTS de emprego do MEI, o mesmo possui chave PRI, Conssigo fazer pelo conectividade ICP?
    Tem alguma outra maneira?

    Desde já obrigado.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário: