COMO CONTROLAR AS CONTAS A RECEBER DE FORMA EFICIENTE

O controle das contas a receber é de fundamental importância na gestão financeira de uma empresa, visto que ele é um “divisor de águas” entre ter um caixa positivo, ou ter as finanças em completa desordem. Clientes que não pagam na data combinada, inadimplência, erros no processamento de boletos de cobrança: todos esses problemas são de dar arrepios em um empreendedor, não é mesmo?

Pensando nisso, o Blog Contabilidade Fácil disponibiliza a você, empreendedor, algumas dicas de para se ter um controle mais eficiente das contas a receber.

 

  1. O que é Contas a Receber?

 

Em resumo, podemos dizer que uma Conta a Receber é um ativo (direito) que a empresa tem a receber por ter feito uma venda a prazo. Portanto, esse é um dos maiores bens de qualquer negócio e deixar recebê-los, ou cobrar os clientes de forma indevida, gera péssimas consequências, inclusive, financeiras.

 

  1. Organização é um dos pontos chave

 

Para se ter um bom controle das contas a receber o essencial é ser organizado. Você precisa saber exatamente qual é o vencimento de cada conta, quais serão as formas de pagamento, quando serão recebidas as vendas efetuadas por cartão de crédito, se há concentração de recebimentos em uma só data, etc. Monitore também quais são os clientes que mais atrasam (esses precisam ser monitorados de perto) e quais costumam pagar com antecedência, pois o pagamento antecipado pode lhe trazer um alívio no caixa.

É importante também ter uma rotina eficiente de emissão de cobranças para evitar atrasos de pagamento. Por incrível que pareça o não recebimento no prazo em virtude de atrasos ou do envio de cobranças erradas não é tão incomum assim.

Organização é fundamental para controlar as contas a receber.

 

  1. Cobre os seus clientes inadimplentes

 

Efetuar a cobrança de um cliente que não pagou é de fato uma situação desconfortável, porém, não tenha receio de cobrar. Lembre-se que, se você prestou um serviço ou vendeu um produto, é seu direito receber por ele; assim sendo, não hesite cobrar. Se por acaso o seu cliente ficar irritado com uma cobrança que é devida, talvez não seja interessante mantê-lo em sua carteira de clientes, pois, certamente, os atrasos ou a falta de pagamento serão frequentes.

A cobrança de títulos vencidos é muito importante, porém, não deixe de lado um contato lembrando o seu cliente da obrigação de pagamento em uma data próxima ao vencimento da conta. Alguns clientes, sem má-fé, simplesmente se esquecem de pagar, seja por desatenção ou por falta de organização. O contato antecipado também pode ser muito útil para identificar eventuais erros no envio da cobrança a tempo de consertar. Não durma no ponto!

 

  1. Acompanhe a evolução da inadimplência

 

A inadimplência, infelizmente, é uma realidade muito presente em qualquer tipo de negócio. Por isso você deve aprender a lidar com ela e, principalmente, reduzi-la.

Não há como se falar em gestão da inadimplência se não houver uma boa fonte de informações, daí a necessidade de calcular e acompanhar indicadores diversos sobre a inadimplência. Tais indicadores podem ser, a exemplo, o total geral da sua inadimplência em reais (R$), a participação percentual da sua inadimplência sobre o faturamento total, os principais clientes inadimplentes em reais (R$), a inadimplência por faixas de atraso (até 30 dias, de 30 a 60 dias, etc.), dentre outras.

Através do acompanhamento de tais índices você pode tomar importantes ações, como, por exemplo, criar estratégias de cobranças, fazer a sua projeção de fluxo de caixa com mais precisão, sem superestimar as contas a receber, dentre outras. Além disso, se você detectar um índice de inadimplência muito alto, com certeza caberá uma revisão de sua política de crédito e cobrança.

 

  1. Crie políticas de vantagens a quem pagar antecipado

 

O melhor para sua empresa é, sem dúvidas, receber o máximo de pagamento possível de forma antecipada, pois assim você garantirá uma grande vantagem financeira em seu Fluxo de Caixa. Então, por que não oferecer vantagens para os clientes que pagarem em dia e, mais ainda, aos que pagarem à vista, ou de forma antecipada?

Além de lhe ajudar a controlar as suas finanças a concessão de vantagens ainda poderá fidelizar o seu cliente.

Espero que este artigo lhe tenha sido útil. Compartilhe suas dúvidas, experiências e comentários conosco!

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Abraços e até breve!

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