COMO CONTROLAR AS CONTAS A PAGAR DE UMA EMPRESA DE FORMA EFICIENTE

O controle das Contas a Pagar de uma empresa fornece importantes informações para a tomada de decisão, sobretudo acerca de todos os compromissos da empresa que representem desembolsos financeiros (saída de dinheiro do caixa). Assumir este controle é de fundamental importância para que você gerencie melhor as finanças da sua empresa e, em consequência, os seus negócios. Lembre-se que a sobrevivência da sua empresa passa necessariamente pela boa gestão financeira.

O dia-a-dia de um empreendedor não é fácil, não é mesmo?

Para evitar dores de cabeça em meio aos tantos compromissos é necessária uma boa organização, inclusive sobre as contas a pagar para não perder prazos e pagar os compromissos em atraso, gerando a cobrança de multas e juros.

Pensando nisso, o Blog Contabilidade Fácil disponibiliza este artigo com algumas dicas práticas, que podem ser extremamente úteis para a gestão das contas a pagar da sua empresa, independentemente do seu tamanho ou perfil.

  1. O que é uma Conta a Pagar?

 

As contas a pagar são todos os compromissos financeiros assumidos pela empresa, representados pela compra de mercadorias, máquinas, serviços, salários, impostos, aluguel, empréstimos e outros.

  1. Tenha total controle e registro das obrigações a pagar

Ter total controle dos compromissos que você assumiu significa que nenhum pagamento, por mais insignificante que pareça, deve ficar de fora do seu sistema (ou planilha) de controle financeiro.

Podemos dizer que uma das principais dificuldades para manter as contas a pagar organizadas é a falta de informação. Assim sendo, registre em seu sistema ou planilha todas as contas a pagar, com os respectivos valores, datas de vencimento e formas de pagamento, para que você tenha sempre a dimensão exata das contas da sua empresa.

Por meio deste controle, será possível você monitorar todas as contas a serem pagas, sabendo exatamente o valor total a pagar em determinada data, quanto de dinheiro você precisará ter disponível para honrar com os seus compromissos (não se esqueça do Fluxo de Caixa), etc.

Com esse controle você pode se antecipar a várias situações e tomar decisões importantes como, a exemplo, negociar prazos com seus fornecedores, buscar alternativas de financiamento, verificar as melhores datas de pagamento do seu fluxo financeiro, dentre outras.

  1. Quais os benefícios de controlar as Contas a Pagar?

Um bom controle das contas a pagar possibilita a obtenção dos seguintes benefícios:

a) identificar todas as obrigações a pagar da empresa;

b) priorizar pagamentos, na hipótese de dificuldade financeira;

c) saber exatamente o quanto você deve;

d) evitar a perda de prazo, de forma a conseguir descontos;

e) evitar a perda de prazo, de forma que implique no pagamento de multa e juros;

f) fornecer informações para elaboração do fluxo de caixa;

g) conciliação com os saldos contábeis.

  1. Não misture os seus gastos pessoais com os da empresa

Sabemos que este é um hábito recorrente entre os empreendedores, principalmente aqueles que estão começando no mundo dos negócios. Porém, é importante ressaltar que tal hábito pode trazer sérios problemas para os resultados finais do seu negócio, inclusive, fiscais.

Procure nunca, sob nenhuma circunstância, utilizar o dinheiro da empresa para quitar as suas contas pessoais; e o inverso também é válido: evite pagar contas da empresa com o seu dinheiro pessoal.

Estabeleça um rendimento mensal para você e procure viver sem depender de retiradas extras no caixa de sua empresa. A saúde financeira do seu negócio agradece!

  1. Pague as contas em dia, ou antecipe o pagamento

Pagar multas e juros significa prejuízo desnecessário para a sua empresa e, por isso, seja pontual no pagamento das contas.

Estando com uma “sobrinha” em caixa verifique também os pagamentos que oferecem desconto quando antecipados e, sempre que possível, pague-os antes. Assim, você pode obter uma grande economia e, “de quebra”, ganhará crédito com os seus fornecedores.

  1. Renegocie suas dívidas

Sua empresa contraiu uma dívida e agora está com dificuldades para pagá-la? Não espere que essa situação se transforme em uma “bola de neve” e a renegocie o mais rápido possível!

Assim você evita a cobrança de juros e multas abusivas e impede que o nome de sua empresa seja negativado junto às instituições de proteção ao crédito como o SPC/SERASA, manchando a sua imagem junto aos seus fornecedores.

  1. Mais uma vez o ponto chave é: Organização!

Apesar de parecer redundante, essa dica sempre é válida: mantenha as contas a pagar da sua empresa organizadas! Você jamais terá o controle total das finanças da sua empresa se não conseguir se organizar.

Conheça a fundo a sua empresa: o fluxo de caixa, a necessidade de capital de giro, o seu prazo médio de recebimento, o prazo médio de pagamento, dentre outras informações.

Organizar as informações de forma com que você consiga estudá-las para traçar estratégias de gerenciamento é fundamental.

E você, possui algum controle financeiro simples, porém eficiente, na sua empresa? Encontra dificuldades na gestão financeira dela no dia-a-dia?

Compartilhe as suas experiências conosco, pois isso será realmente enriquecedor!

Acompanhe o Blog Contabilidade Fácil também nas redes sociais.

logo-facebook logo-linkedin logo-twitter  logo-google+

Abraços e até breve!

4 comentários em “COMO CONTROLAR AS CONTAS A PAGAR DE UMA EMPRESA DE FORMA EFICIENTE

  1. Prezado Roberto, é extremamente importante compartilhar esses conceitos, principalmente nesse momento de dificuldades financeiras em que todos nós estamos enfrentando. Parabéns! Abraços

    Curtir

  2. Prezado Roberto, parabéns pelo blog e por esta matéria. Organização, planejamento e fluxo de caixa permitem que todas as empresas sejam administráveis.
    Abs
    Adm. Edson Marquetti

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s