SERVIÇOS GRÁTIS ESSENCIAIS PARA O MICROEMPREENDEDOR

Produtividade, redução de custos e economia. Com a expansão do uso da internet e das ferramentas on-line surgiram várias oportunidades que podem ser aproveitadas pelos microempreendedores na condução dos seus negócios.

Utilizando um simples computador, tablet ou smartphone, o microempreendedor consegue facilitar a sua vida através de ferramentas on-line muitas vezes gratuitas. É possível, por exemplo, encontrar ferramentas que ajudam na gestão da empresa, no armazenamento de arquivos em nuvem, a fazer ligações telefônicas grátis, ou mais baratas e, até mesmo, traçar as melhores rotas para fugir do trânsito!

Pensando nisso o Blog Contabilidade Fácil disponibiliza uma lista com algumas ferramentas on-line gratuitas de grande utilidade para microempreendedores, afinal, uma ajudinha sempre é bem vinda, não é verdade?

  1. PARA GERENCIAR A SUA EMPRESA

Há inúmeras opções de sistemas online de gestão empresarial, mas nem todos foram projetados especialmente para microempresas e profissionais autônomos e são disponibilizados de maneira gratuita.

Existem, porém, sistemas de gestão empresarial grátis muito bons e um exemplo é o MarketUP, que é Sistema de Gestão de Negócios 100% gratuito, homologado pelo Sebrae, com recursos para gestão das áreas de vendas, financeiro, estoque, compras, fiscal, produção, relatórios, PDV (Frente de Caixa) e loja virtual.

Outra sugestão é o ZeroPaper, que é um sistema online grátis em que o empreendedor pode controlar as finanças do seu negócio de onde estiver. Além de incluir despesas e receitas, é possível tirar fotos de recibos e guardá-los em nuvem, verificar resultados por meio de relatórios, dentre outras facilidades.

  1. ECONOMIZE NAS LIGAÇÕES TELEFÔNICAS

Como alternativa para economizar nas ligações telefônicas você pode adquirir chips de várias operadoras para aproveitar promoções e descontos. Porém, utilizando serviços VoIP (Voice over Internet Protocol), como os oferecidos pelo Skype, por exemplo, será possível fazer chamadas de voz e vídeo gratuitas entre os usuários da ferramenta, além de ter acesso a tarifas mais competitivas para a realização de ligações para telefones fixos e móveis. Para isso, basta apenas ter uma conexão com a internet disponível.

Ferramentas de mensagens instantâneas como o Whatsapp, Viber e WeChat também são ótimas aliadas na busca pela economia na conta de telefone, pois permitem a troca gratuita de mensagens, além de disponibilizarem também ligações gratuitas entre os seus usuários.

  1. ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS EM NUVEM

Com a massificação do uso da internet também vem se popularizando a chamada computação em nuvem, ou Cloud Computing, em que os arquivos ficam salvos em servidores web.

As vantagens da computação em nuvem são várias. Com ela você pode acessar os seus arquivos de qualquer computador ou dispositivo móvel (tablets e smartphones) de qualquer lugar que tenha internet disponível; não se corre o risco de perdê-los no caso de seu computador ou disco rígido (HD) estragar; não há necessidade de usar uma máquina com muito espaço de armazenamento disponível, já que tudo é executado e salvo em servidores remotos disponibilizados via web; não há necessidade de investir altas quantias em servidores de arquivos de última geração, o que trará economia em seu apertado orçamento de microempreendedor, além de muitas outras vantagens.

Dentre os serviços de armazenamento em nuvem mais usados temos o Dropbox, o Google Drive, o OneDrive e o ICloud.

  1. MELHOR ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DOS COMPROMISSOS

No dia-a-dia de uma microempresa a produtividade é palavra de ordem, não é mesmo? Afinal, o microempreendedor é uma pessoa que precisa de realizar uma série de tarefas ao mesmo tempo, não têm muita gente disponível para lhe auxiliar nos afazeres e, ainda, e não menos importante, contam com um orçamento limitado. É aí que surgem algumas ferramentas tecnológicas que ajudam a tornar o expediente mais organizado e produtivo como, por exemplo:

ASANA: é um gerenciador de tarefas bastante completo e que facilita a organização da rotina de trabalho. Além de listar as atribuições diárias, o aplicativo também promove a interação da equipe, sendo possível o estabelecimento de prazos para o cumprimento de tarefas, notificações por e-mail, acréscimo de comentários e atualizações automáticas acerca do status das atividades realizadas, dentre outras. Tal aplicativo é gratuito para o uso de até 30 pessoas.

EVERNOTE: é um aplicativo muito útil para fazer anotações, escrever rascunhos, referências, lembranças, pensamentos e compromissos. Além disso, o aplicativo permite também que o usuário guarde diferentes arquivos digitalizados e fotos, que ficam disponibilizados em nuvem para serem acessados de qualquer lugar.

GOOGLE HANGOUTS: é uma ferramenta bastante eficiente para fazer reuniões virtuais, economizando tempo e dinheiro. Através dele, é possível organizar chats, compartilhar dados, fazer videoconferências e usar diferentes ferramentas de interação, podendo ser usado tanto a partir de aplicativos móveis quanto a partir de navegadores (Internet Explorer, Google Chrome, etc). Importante ressaltar que é possível reunir no máximo 10 pessoas na sala de reunião virtual.

  1. FUJA DO TRÂNSITO

Os atuais aplicativos e sistemas de mapas possuem informações atualizadas sobre a situação do trânsito na cidade, o que ajuda os usuários a traçarem rotas menos congestionadas e encontrar rotas alternativas para chegar mais rápido ao seu destino. Assim, a entrega do seu cliente pode ser feita de forma rápida e eficiente e riscos de atrasar para compromissos importantes também são diminuídos.

Google Maps, Apple Maps e Here estão entre os aplicativos mais utilizados e funcionam tanto no computador comum como em dispositivos móveis (tablets e smartphones).

Já o Waze, um dos mais populares, funciona apenas em smartphones e, nele, há interação entre os usuários que colaboram com informações em tempo real sobre acidentes, interdições e engarrafamentos.

  1. PARA CHAMAR TÁXIS E MOTOBOYS

Na hora de chamar um táxi de forma rápida e segura, vários aplicativos podem ser úteis como, por exemplo, o Easy Taxi, Way Taxi e o 99Taxis . O microempresário também pode contar com os serviços de motorista particular do Uber.

Já para chamar um Motoboy, utilize o VaiMoto, 99Motos ou Motoday.

Você utiliza outras ferramentas online gratuitas no seu dia-a-dia? Quais são elas?

Deixe um comentário contando as suas experiências com aplicativos e plataformas que você utiliza e colabore com outros empreendedores.

Acompanhe o Blog Contabilidade Fácil também nas redes sociais.

logo-facebook  logo-linkedin  logo-twitter  logo-google+

Abraços e até a próxima!

Anúncios

2 comentários em “SERVIÇOS GRÁTIS ESSENCIAIS PARA O MICROEMPREENDEDOR

Deixe aqui o seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s