DICAS PARA INICIAR O SEU NEGÓCIO COM O PÉ DIREITO

Não basta apenas ter uma boa ideia! Para se garantir o sucesso de um negócio é necessário bem mais do que isso.

A abertura e o gerenciamento de empresas exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos específicos. É preciso entender o mercado de atuação, o comportamento do seu público alvo, enfim, planejar muito bem o seu negócio.

Diante disso, reunimos neste artigo algumas informações importantes para que você, empreendedor, possa ser bem sucedido com o seu empreendimento, desde a abertura.

Conheça as suas características de empreendedor

Partindo do princípio que um empreendimento tem o perfil de quem o criou, é muito melhor que, antes de empreender, você se conheça. Com uma ideia precisa de suas características, você também conhecerá melhor suas motivações, o que tornará mais fácil abrir uma empresa de acordo com o seu perfil, aumentando a sua possibilidade de sucesso.
Para conhecer um pouco sobre o seu perfil de empreendedor clique aqui e faça um teste rápido que mapeará as suas principais características empreendedoras e que poderá lhe ser muito útil nessa importante etapa da sua vida.

O Sebrae destaca algumas características necessárias ao empreendedor de sucesso. São elas:

a) saber identificar oportunidades;
b) manter-se atualizado;
c) ser proativo e dinâmico;
d) ter uma boa rede de contatos;
e) ter persistência e coragem para encarar desafios;
f) saber administrar tempo e dinheiro;
g) ser autoconfiante e independente.

Faça um bom plano de negócios

Antes de dar entrada na papelada para abrir o seu negócio, o empreendedor precisa de saber se ele é viável. Você não vai querer investir em um negócio para ter prejuízos, não é verdade?

Todo negócio tem um risco. Porém, é possível minimizá-lo através do desenvolvimento de um Plano de Negócios. Para isso, é necessário coletar informações que darão subsídio à sua elaboração como, a exemplo, realizar uma pesquisa de mercado, identificando o melhor local para abrir o empreendimento; quem são os seus concorrentes, fornecedores e consumidores e quais suas necessidades; qual será o investimento necessário e quais são as linhas de crédito disponíveis para o seu financiamento, dentre outras informações.

O levantamento desses dados é um passo muito importante, que o ajudará a solidificar o projeto. Através dele é possível o empreendedor conhecer o mercado, planejar bem a empresa, enxergar as oportunidades de negócio, saber o quanto de recursos financeiros será necessário para iniciar o projeto e compreender como a economia poderá afetar esta iniciativa.

É necessário ter paciência

O primeiro fato que você deve levar em consideração é que abrir uma empresa pode ser um processo demorado, que exigirá um tanto de sua paciência. Por mais que queira viabilizar logo seu negócio, você tem que aguardar definições de órgãos públicos, e isto costuma levar tempo.

Atualmente os processos têm se tornado cada vez mais ágeis em relação ao passado, principalmente no caso de abertura de microempresas. Porém, ainda assim o período para se abrir uma empresa, no Brasil, é um dos mais demorados do mundo, podendo levar entre 15 e 20 dias dependendo do Estado onde a empresa será instalada.

Lembre-se que você já passou por várias etapas importantes desse processo e, portanto, ter um pouquinho mais de paciência não será tão difícil assim, não é verdade?

Sua empresa já possui uma marca? É melhor registrá-la.

Muitos empreendedores consideram este um investimento inicial desnecessário. Porém, registrar a marca pode ser uma importante vantagem competitiva no longo prazo.

Imagine que você abra uma empresa na área de Tecnologia da Informação e desenvolva um Software de Gestão Contábil On-line denominado “I-contábil”. Sua empresa então se consolida com uso dessa marca, porém, no médio prazo, vem o susto: você descobre que o termo “I-Contábil” já havia sido registrado por um outro empresário do mesmo setor, e por isso você se vê obrigado a mudá-lo. Imagine o desgaste e o prejuízo que isso pode causar! Portanto, não deixe de registrar a sua marca na hora de abrir uma empresa. Isso pode fazer toda a diferença!

Não deixe o Marketing de fora

Também é comum também aos novos empresários não darem muita atenção a questões como o desenvolvimento de uma identidade visual para o seu negócio, ao desenvolvimento de uma logomarca, de cartões de visita, bem como à divulgação do negócio propriamente dita, recorrendo quase sempre a soluções mais baratas e imediatas para isso. Porém, é necessário ter em mente que investir em marketing é investir na forma como sua empresa se apresenta ao mercado. No momento em que sua marca surge, o ideal é que ela já venha com um pensamento estruturado e aprofundado acerca da imagem, daquilo que ela pretende comunicar.

Cientes que nem sempre os empreendedores iniciantes não dispõem de muitos recursos financeiros para o investimento em Marketing, atualmente existem empresas especializadas em pequenos empreendedores que desejam dedicar mais atenção a essa ferramenta tão importante para o negócio.

Importante ressaltar que, por ser algo que poucos pequenos empresários buscam, o investimento em Marketing pode ser um importante diferencial para o seu negócio.

Não se esqueça do Planejamento Financeiro

Não só quando se abre uma empresa, mas durante toda a sua vida, estar com as finanças em dia, bem controladas, evita sustos e garante o melhor andamento dos processos. Por isso, não deixe de investir em um bom Planejamento Financeiro, envolvendo o controle dos seus custos, do seu Fluxo de Caixa, do Prazo de Recebimento e de Pagamento, dentre outros.

Caso você não tenha o perfil de Gestor Financeiro ou, simplesmente, não possui muitos conhecimentos sobre o assunto, existem vários cursos e treinamentos on-line gratuitos para que você desenvolva essa habilidade. Vale a pena uma visita ao site do Sebrae através do link. Nele você encontrará uma gama de cursos importantes para um empreendedor “tocar” o seu negócio.

Não descarte também a possibilidade de contratação de uma consultoria especializada. Mais uma vez um Contador de sua confiança pode fazer toda a diferença!

Este artigo reuniu algumas dicas básicas, de caráter introdutório, que o auxiliarão a iniciar o seu negócio com o “pé direito”. Contudo, para garantir o sucesso do seu empreendimento, mantenha-se constantemente atualizado sobre o ramo de atuação da sua empresa, pesquise muito sobre o mercado e não tenha medo de arriscar. Com planejamento e estudo, você estará no caminho certo! Boa sorte!

Você possui alguma dúvida, observação ou gostaria de dar alguma sugestão de temas para discussão? Não hesite em deixar um comentário!

Anúncios

2 comentários em “DICAS PARA INICIAR O SEU NEGÓCIO COM O PÉ DIREITO

Deixe aqui o seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s